27.3 C
Catalão
terça-feira, janeiro 27, 2026

Influenciadores são alvos de operação contra o “Jogo do Tigrinho”; Maumau é preso em flagrante com arma


Ação da Polícia Civil do RJ investiga esquema bilionário de promoção de jogos ilegais; entre os alvos estão Bia Miranda, Buarque e as gêmeas Paulina e Paola


A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira (7), a Operação Desfortuna, para desarticular um suposto esquema de promoção e aliciamento para jogos de azar online — com foco em influenciadores digitais que promoviam o chamado “Jogo do Tigrinho”, uma modalidade de caça-níquel virtual proibida no Brasil.

A ação ocorre simultaneamente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e mobiliza equipes da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD). Ao todo, estão sendo cumpridos 31 mandados de busca e apreensão contra 15 investigados.

Entre os alvos estão nomes conhecidos nas redes sociais, como Bia Miranda, ex-participante de reality show e neta da cantora Gretchen; o influenciador Buarque, ex-namorado de Bia; e as gêmeas Paulina e Paola de Ataíde, que somam mais de 10 milhões de seguidores no Instagram e TikTok.

Influencer é preso em flagrante

O influenciador Maumau, outro alvo da operação, foi preso em flagrante em sua casa, no estado de São Paulo, após os policiais encontrarem uma arma de fogo sem registro. Ele foi conduzido à delegacia e permanecerá à disposição da Justiça.

Esquema milionário e lavagem de dinheiro

De acordo com a investigação, os influenciadores usavam sua popularidade nas redes sociais para atrair seguidores, muitos deles jovens e adolescentes, para os sites ilegais de caça-níqueis, disfarçados de “jogos online”.

Segundo o delegado Renan Mello, responsável pelo caso, não se trata de apostas esportivas (as chamadas bets), mas de jogos de azar proibidos no Brasil, como os caça-níqueis virtuais. “O mais conhecido deles é o Tigrinho, que tem causado prejuízo a milhares de pessoas”, afirmou.

Relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontam que os investigados movimentaram R\$ 40 milhões em contas pessoais entre 2022 e 2024, sem justificativa compatível com as atividades declaradas. A Polícia Civil estima que o esquema como um todo possa ter gerado até R$ 4,5 bilhões, envolvendo também empresas de fachada e operadores financeiros.

Ostentação e quebra de sigilo fiscal

A investigação também revelou que os influenciadores ostentavam vida de luxo nas redes sociais, com viagens internacionais, imóveis de alto padrão e carros de luxo, sem respaldo financeiro comprovado.

A Justiça autorizou a quebra do sigilo fiscal de fintechs envolvidas nas movimentações suspeitas, que podem ter servido como canais para lavar dinheiro obtido com os jogos ilegais.

Influenciadoras se apresentam à polícia

No fim da manhã, as gêmeas Paola e Paulina de Ataíde compareceram voluntariamente à delegacia, acompanhadas de uma advogada. Elas preferiram não se manifestar publicamente sobre o caso.

Crimes investigados

Os investigados podem responder por crimes como:

  • Exploração de jogos de azar
  • Estelionato
  • Lavagem de dinheiro
  • Publicidade enganosa
  • Crime contra a economia popular
  • Constituição de organização criminosa

Desdobramentos

A Polícia Civil afirma que as investigações continuam e que novos nomes podem surgir à medida que os materiais apreendidos — como celulares, computadores e extratos bancários — forem analisados.

A Operação Desfortuna contou com apoio do Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA) e do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) da Polícia Civil do RJ.


Hot this week

Mais de 80% dos goianos passam a integrar a classe média, aponta levantamento da FGV

Um novo levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) revela...

Estudante de Goiânia devolve PIX de R$ 200 mil após transferência feita por engano

Um estudante de 25 anos de Goiânia protagonizou um...

Pitbicha, Xumbrega e outros: 70 nomes que não podem ser registrados no Brasil

Escolher o nome de um bebê é um momento...

Saque-Aniversário do FGTS 2026: datas, valores e regras para planejar sua retirada

O saque-aniversário do FGTS é uma alternativa ao saque-rescisão...

Morre Carlos Gomes, coordenador do Hospital de Amor de Barretos e referência em solidariedade

Faleceu na manhã desta segunda-feira (19), Carlos Gomes, coordenador...

Topics

Mais de 80% dos goianos passam a integrar a classe média, aponta levantamento da FGV

Um novo levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) revela...

Saque-Aniversário do FGTS 2026: datas, valores e regras para planejar sua retirada

O saque-aniversário do FGTS é uma alternativa ao saque-rescisão...

Morre Carlos Gomes, coordenador do Hospital de Amor de Barretos e referência em solidariedade

Faleceu na manhã desta segunda-feira (19), Carlos Gomes, coordenador...

WhatsApp prepara recurso que permitirá uso de duas fotos no perfil

Os usuários do WhatsApp devem ganhar em breve uma...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img