O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, segue ampliando o acesso à educação básica para jovens, adultos e idosos fora da idade escolar. O projeto Alfabetização e Família, lançado em 2019, já alfabetizou 6.711 pessoas até 2024 e prevê chegar a 10 mil estudantes alfabetizados até o final de 2026.
As inscrições estão abertas em todo o estado. As turmas têm no máximo 10 alunos e podem ser iniciadas mensalmente, já que as matrículas permanecem abertas durante todo o ano. O curso tem duração de seis meses, com aulas de duas horas, três vezes por semana. Interessados devem procurar a Coordenação Regional de Educação (CRE) de sua cidade, as Secretarias Municipais de Educação ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Inclusão social e diversidade
Além de jovens, adultos e idosos, o programa também contempla grupos indígenas e quilombolas. As aulas podem ser realizadas em diferentes espaços comunitários, como associações, igrejas, asilos e salões, desde que haja estrutura mínima. Os estudantes recebem uniforme, material escolar e livros didáticos.
As turmas são ministradas por alfabetizadores bolsistas, que podem ser graduados em Pedagogia, licenciatura, magistério ou acadêmicos da área em fase de formação.
Resultados já alcançados
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE), Goiás reduziu a taxa de analfabetismo de 5,9% em 2016 para 4% em 2023, uma queda de 32,2%. Somente em 2024, foram alfabetizadas 2.186 pessoas em todo o estado.
A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, destacou a importância da iniciativa durante a abertura de turmas em Pontalina, em 2024. “A alfabetização é a porta de entrada para a cidadania. Queremos que cada goiano tenha a oportunidade de aprender, se desenvolver e conquistar autonomia”, afirmou.
Parceria e expansão
O projeto é executado pela Secretaria da Educação e pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), em parceria com prefeituras goianas. Com o modelo de turmas reduzidas e flexíveis, o programa tem alcançado desde áreas urbanas até comunidades mais afastadas, promovendo inclusão social, dignidade e novas oportunidades de vida para milhares de famílias.



