O ex-comandante do Bope do Rio de Janeiro, Rodrigo Pimentel, elogiou nesta quarta-feira (1º/10) a redução histórica da criminalidade em Goiás durante evento em São Paulo. Segundo Pimentel, especialista em segurança pública e autor dos best-sellers Elite da Tropa, o Estado apresenta queda significativa nos principais indicadores de violência.
De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a taxa de homicídios caiu de 39,3 por 100 mil habitantes em 2018 para 18,8 em 2024, abaixo da média nacional. Dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) mostram ainda reduções expressivas em roubos a transeuntes (-92%), veículos (-95%), comércio (-92%), residências (-85%), cargas (-98%) e latrocínios (-95%).
Para Pimentel, o destaque vai além dos números: a percepção de segurança da população também melhorou. “Você pega um táxi em Goiânia e ouve do motorista: ‘Está muito melhor’. Isso é confiança”, afirmou.
O governador Ronaldo Caiado reforçou que a segurança pública foi prioridade desde o início de sua gestão, com autonomia às polícias e controle do sistema penitenciário. Segundo ele, os avanços em segurança impulsionaram outros setores, como educação, transparência e economia, contribuindo para a atração de investimentos e geração de empregos.



