19 C
Catalão
domingo, janeiro 25, 2026

Tornado causa destruição e deixa 5 mortos e mais de 400 feridos no Paraná


Fenômeno atingiu principalmente o município de Rio Bonito do Iguaçu, onde cerca de 80% da cidade foi destruída; Defesa Civil segue em alerta

Um tornado de grande intensidade atingiu o Paraná na tarde desta sexta-feira (7), provocando um rastro de destruição em diversas cidades do estado. De acordo com a Defesa Civil, cinco pessoas morreram e mais de 430 ficaram feridas, sendo quatro vítimas em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava.

O fenômeno, formado dentro de uma supercélula — tipo de tempestade com rotação intensa —, causou ventos entre 180 km/h e 250 km/h, sendo preliminarmente classificado como F2 na escala Fujita. Técnicos ainda avaliam se houve rajadas acima de 250 km/h, o que elevaria a categoria para F3.

Cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu

Com cerca de 14 mil habitantes, o município de Rio Bonito do Iguaçu foi o mais atingido. Segundo a Defesa Civil, 80% da cidade ficou destruída, com casas destelhadas, construções colapsadas e postes de energia derrubados. A cena, segundo relatos de moradores e equipes de resgate, “parece um cenário de guerra”.

Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos bombeiros de várias regiões do Paraná trabalhando na busca e salvamento de pessoas. Nossa prioridade é o resgate neste momento”, afirmou o coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros.

Durante a madrugada, o número de mortos chegou a ser revisado, após uma vítima ter sido contabilizada duas vezes — em Rio Bonito do Iguaçu e Laranjeiras do Sul. Na manhã deste sábado (8), a Defesa Civil confirmou a quinta morte, em Guarapuava.

Estrutura comprometida e falta de energia

Mais de 3 mil imóveis ficaram sem energia elétrica na cidade, e o abastecimento de água também foi comprometido. Um hospital de campanha foi montado para atender feridos e desabrigados.

O governo estadual informou que equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e voluntários estão mobilizados nos trabalhos de resgate e reconstrução. Aeronaves e ambulâncias foram enviadas à região.

O governador Ratinho Junior afirmou que acompanha a situação de perto e deve visitar as áreas afetadas neste sábado.

“A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas”, disse o governador nas redes sociais.

Outras cidades afetadas

Além de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, Candói, Laranjeiras do Sul e Clevelândia também registraram estragos causados pelos ventos e pelo granizo. Segundo a Copel, até as 19h de sexta-feira cerca de 60 mil imóveis estavam sem energia nas regiões Oeste e Sudoeste do estado.

Rajadas de vento mais fortes registradas

  • Dois Vizinhos: 82,4 km/h (19h)
  • Cornélio Procópio: 76 km/h (20h30)
  • Campo Mourão: 74,2 km/h (21h30)
  • Candói: 73,1 km/h (17h)
  • Planalto: 70,9 km/h (15h)
  • Horizonte (Palmas): 70,6 km/h (18h45)
  • Cianorte: 69,8 km/h (22h30)
  • Clevelândia: 68,8 km/h (16h)
  • Cascavel: 66,2 km/h (20h30)
  • Japira: 64,1 km/h (22h)
  • Laranjeiras do Sul: 61,6 km/h (19h45)
  • Londrina: 60,1 km/h (20h15)

Também houve volumes de chuva acima de 40 mm em cidades como Candói, Guarapuava, Pinhão, Campo Mourão, São Jorge D’Oeste, Capanema, Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu e Coronel Domingos Soares.

Fenômeno raro e devastador

De acordo com o Simepar, o tornado foi resultado da formação de uma supercélula, fenômeno meteorológico raro no Brasil que combina fortes correntes ascendentes e descendentes, capazes de gerar ventos extremamente violentos e destrutivos.

O governo federal informou que acompanha a situação e deve enviar ajuda humanitária e recursos emergenciais para auxiliar as famílias atingidas.

“Parece filme”, descreveu o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, diante da destruição que tomou conta do município.


Hot this week

Saque-Aniversário do FGTS 2026: datas, valores e regras para planejar sua retirada

O saque-aniversário do FGTS é uma alternativa ao saque-rescisão...

Morre Carlos Gomes, coordenador do Hospital de Amor de Barretos e referência em solidariedade

Faleceu na manhã desta segunda-feira (19), Carlos Gomes, coordenador...

Inscrições do Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira 23/01; programa oferece quase 275 mil vagas em todo o país

As inscrições para a edição única do Sistema de...

WhatsApp prepara recurso que permitirá uso de duas fotos no perfil

Os usuários do WhatsApp devem ganhar em breve uma...

Drones com granadas caem em residência e são detonados pelo Bope em Itaberaí

A Polícia Civil investiga a queda de dois drones...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img