Parceria visa ampliar diagnóstico precoce do câncer de mama e capacitar profissionais da saúde e agentes comunitários
O governador Ronaldo Caiado assinou nesta segunda-feira (8/9), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, um termo de cooperação com o Instituto Natura para apoiar o programa Goiás Todo Rosa, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). O programa tem como objetivo ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama e reduzir a mortalidade entre as mulheres goianas.
Durante o evento, Caiado destacou a importância do programa para a saúde pública do estado:
“Goiás é, mais uma vez, pioneiro em políticas públicas que salvam vidas. Com o apoio do Instituto Natura, vamos ampliar o Programa Goiás Todo Rosa e oferecer às mulheres goianas ainda mais acesso ao diagnóstico precoce e ao acompanhamento especializado no combate ao câncer de mama e de ovário. Essa é uma ação concreta do nosso governo, que une ciência, responsabilidade social e cuidado com as famílias goianas. Nosso compromisso é com a vida.”
Capacitação e prevenção ampliadas
A médica mastologista e técnica responsável pelo Goiás Todo Rosa na Secretaria de Saúde, Rosemar Macedo Sousa, ressaltou a importância da capacitação não só para médicos e enfermeiros, mas também para agentes comunitários de saúde:
“Muitas mulheres têm medo de fazer o exame, então nós não estamos fazendo capacitação apenas para médicos e enfermeiros, mas também para o agente comunitário”, explicou.
A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES, Amanda Melo, destacou a parceria do Estado com o Instituto Natura para fortalecer a prevenção e a assistência organizada às pacientes com câncer. Segundo ela, o programa já realiza rastreamento genético para oito genes ligados ao câncer, ampliando a possibilidade de prevenção não só do câncer de mama, mas de outros tipos também.
Instituto Natura reforça compromisso com Goiás
Para a superintendente do Instituto Natura, Maria Slemenson, a parceria com Goiás representa um avanço importante no enfrentamento do câncer de mama no Brasil.
“Goiás já desponta como estado de referência no cuidado das mulheres e atenção à saúde das mamas. O Instituto Natura vem fortalecer a política Goiás Todo Rosa para que possamos dar passos ainda mais consistentes nessa temática”, afirmou.
A gerente do Instituto informou que está em planejamento uma formação específica para agentes que atuam na realização de mamografias, abordando desde o posicionamento correto das pacientes até a leitura dos exames.
“A ideia é construir esse trabalho juntos. A taxa de cobertura mamográfica em Goiás é um grande desafio, porque, no fim das contas, os dados são repassados pelos municípios”, concluiu.
Sobre o Goiás Todo Rosa
O programa Goiás Todo Rosa tem a missão de transformar a jornada da paciente oncológica no estado, garantindo acesso ao painel genético para câncer de mama e ovário hereditário. Goiás foi o primeiro estado brasileiro a oferecer essa tecnologia dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com exames realizados na UFG.
Até o momento, 533 pessoas passaram pelo teste genético, com uma taxa de 30% de positividade, permitindo estratégias de tratamento e prevenção mais personalizadas e eficazes.
O programa também desenvolve capacitação para profissionais da atenção primária e especializada, com ações já realizadas nas cinco macrorregiões de Goiás, fortalecendo a rede de combate ao câncer de mama.



