18.7 C
Catalão
domingo, janeiro 25, 2026

Caiado critica Lula e sugere estratégia de múltiplas candidaturas da direita para 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), pré-candidato à Presidência, fez duras críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que o presidente “não quer resolver o problema do tarifaço”. A declaração foi feita durante um painel sobre eleições neste sábado (26/7), onde Caiado defendeu que a direita deve apresentar diversas candidaturas no primeiro turno de 2026 para se unir no segundo, como melhor estratégia para derrotar o atual governo.

Caiado explicou que lançar um único candidato no primeiro turno daria ao PT a chance de usar a máquina pública para “destruir” essa figura. “Eles concentram o ataque em um só. Mas, quando somos três candidatos, por exemplo, não dá para atingir todos ao mesmo tempo. E, no final, um de nós vai chegar ao segundo turno — e todos os outros estarão juntos”, argumentou o governador.

Confiante, Caiado pediu aos presentes: “Acreditem em nós. Nós sabemos fazer política. E, mais do que isso, sabemos governar. Governamos nossos estados com diálogo e responsabilidade”. Ele reconheceu a importância da liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros nomes cotados, mas ressaltou que “cada um tem sua área de influência”. Os governadores Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, também participaram do evento.

Para o governador goiano, a direita compartilha a percepção de que a gestão Lula falhou em enfrentar os problemas de segurança pública, saúde e educação nos últimos três anos, focando, segundo ele, em “fofoca e politicagem”. Em relação ao “tarifaço”, os governadores presentes concordaram sobre a ineficiência das negociações diplomáticas brasileiras com os Estados Unidos.

Crítica ao Presidencialismo Atual

Caiado também levantou a bandeira de um “verdadeiro presidencialismo”, lamentando o que vê como uma “deformação” do sistema atual. Ele criticou o foco dos parlamentares na distribuição de verbas de emendas impositivas em detrimento da discussão de temas relevantes para a sociedade. “A preocupação hoje é saber quanto cada um tem de emenda impositiva”, disse, argumentando que essa dinâmica afeta negativamente até mesmo prefeitos que já lutam para manter a folha de pagamento.

Hot this week

Saque-Aniversário do FGTS 2026: datas, valores e regras para planejar sua retirada

O saque-aniversário do FGTS é uma alternativa ao saque-rescisão...

Morre Carlos Gomes, coordenador do Hospital de Amor de Barretos e referência em solidariedade

Faleceu na manhã desta segunda-feira (19), Carlos Gomes, coordenador...

Inscrições do Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira 23/01; programa oferece quase 275 mil vagas em todo o país

As inscrições para a edição única do Sistema de...

WhatsApp prepara recurso que permitirá uso de duas fotos no perfil

Os usuários do WhatsApp devem ganhar em breve uma...

Drones com granadas caem em residência e são detonados pelo Bope em Itaberaí

A Polícia Civil investiga a queda de dois drones...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img