Unidade será referência para o Entorno do DF e Nordeste goiano; entrega começa em dezembro e conclusão está prevista para março de 2026
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, vistoriou nesta quarta-feira (10/9) as obras de ampliação do Hospital Estadual de Formosa (HEF), que está sendo transformado em um dos maiores complexos hospitalares da região Centro-Oeste. Com investimento de R$ 112 milhões do Governo de Goiás, a unidade passará de 85 para 298 leitos, incluindo 40 de UTI, e será referência em saúde para os municípios do Entorno do Distrito Federal e do Nordeste goiano.
“O hospital é um investimento de grande importância para toda uma região do estado, que sempre buscava Brasília para conseguir assistência. Agora, com essa unidade triplicando sua capacidade, teremos toda uma região atendida. Isso reforça a decisão do governador Ronaldo Caiado de regionalizar a saúde e transformar promessas antigas em realidade”, destacou Daniel Vilela.
Crescimento estrutural
As obras quadruplicarão a área física do hospital, que será ampliada de 5 mil para 21 mil m². A nova estrutura abrigará diferentes alas para atendimentos especializados em:
- Adultos
- Neonatais
- Pediátricos
- Casos coronarianos
Além disso, o hospital contará com:
- Cinco salas cirúrgicas para procedimentos de média e alta complexidade
- Novo pronto-socorro ginecológico e obstétrico, com:
- 2 consultórios
- 4 leitos de medicação
- 2 leitos de observação
- Espaço dedicado à internação psiquiátrica
Entrega por etapas
Segundo o vice-governador, a obra será entregue por etapas, com a primeira fase prevista para dezembro, quando os atendimentos começarão a ser migrados para as novas alas. A conclusão total do complexo hospitalar está programada para março de 2026.
Regionalização da saúde e desenvolvimento
O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, também acompanhou a vistoria e destacou o papel estratégico do hospital e das demais obras que o governo estadual está promovendo na cidade:
“O vice-governador é um grande incentivador da infraestrutura do Estado, apoiando nossas ações em todas as regiões. Em Formosa, já avançamos com patrulhas mecanizadas na zona rural, com o programa Estrada Boa, e seguimos firmes em obras estruturantes que vão impulsionar o emprego e a renda”, afirmou.
Sales também anunciou que projetos de pavimentação de rodovias estratégicas estão em andamento, como:
- GO-116, no sentido São João d’Aliança
- GO-484, que liga áreas produtivas diretamente ao município
“Formosa já é uma cidade pujante, mas essas obras vão levar o município para um novo patamar de geração de emprego, renda e desenvolvimento”, concluiu.
Impacto regional
Com a ampliação do HEF, Goiás avança na estratégia de interiorização e descentralização da saúde pública, evitando a sobrecarga em hospitais da capital e reduzindo a dependência de pacientes da região em relação ao Distrito Federal. A nova estrutura promete atendimento mais rápido, especializado e próximo da população, consolidando Formosa como um polo regional de saúde de alta complexidade.



