19 C
Catalão
domingo, janeiro 25, 2026

Goiás Social realiza 1ª Feira de Oportunidades do ProBem e conecta universitários ao mercado de trabalho

O Centro de Convenções de Goiânia foi palco, nesta quarta-feira (27), da primeira edição da Feira de Oportunidades e Evento de Inclusão do ProBem, iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Com entrada gratuita, o evento reuniu estudantes universitários contemplados pelo programa, veteranos e calouros do segundo semestre de 2025, com foco em aproximar os jovens do mercado de trabalho, estimular o protagonismo estudantil e ampliar experiências formativas além da sala de aula.

“Essa feira é um presente para os nossos estudantes. Queremos que eles enxerguem o próprio potencial e estejam prontos para agarrar as oportunidades que surgirem”, destacou Gracinha Caiado, presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social.

Estrutura da feira

A programação contou com diferentes ambientes de interação. No Espaço Cerrado, empresas parceiras ofereceram vagas de estágio, dinâmicas e sorteios. Já a Arena ProBem sediou bate-papos motivacionais e a Sala de Capacitação trouxe oficinas sobre tecnologia, inovação, empreendedorismo e soft skills. No Teatro Rio Vermelho, três palestras atraíram grande público: Pedrinho Salomão falou sobre “Protagonismo x Escolha”, Rodrigo Dib discutiu “O que o mundo do trabalho espera de mim?” e Rossandro Klinjey encerrou com a palestra “Não Espere a Vida te Escolher: Enxergue as Oportunidades”.

Depoimentos de bolsistas do ProBem deram o tom de transformação social do programa. Adriana Caiado, diretora da OVG, relembrou sua trajetória e ressaltou como políticas públicas abriram portas para sua carreira. Outro momento de destaque foi a participação de Vinicius Fernandes, que apresentou atividades práticas do sistema S, como simuladores de solda, robótica, impressão 3D e programação de jogos digitais.

Impacto do ProBem

Segundo Gracinha Caiado, desde 2019 o ProBem já beneficiou cerca de 50 mil estudantes em 239 municípios goianos, com bolsas de estudo, estágios, cursos de capacitação e apoio à inserção no mercado de trabalho. “Estes números não são estatísticas, são vidas transformadas. O programa é uma ponte entre o sonho e a realidade”, afirmou.

O governador Ronaldo Caiado (UB) ressaltou que o objetivo é garantir educação de qualidade e oportunidades reais de mudança. “Resgatamos a credibilidade do ProBem, garantindo que o programa acompanhe o estudante do início ao fim do curso. Hoje Goiás é o primeiro lugar no ensino médio no Brasil e queremos que o jovem tenha condições de planejar sua carreira e se tornar protagonista na sociedade”, disse.

Inclusão e resultados

Dados do IBGE de 2024 mostram que Goiás lidera o ranking nacional de jovens de baixa renda matriculados no ensino superior, com 19% dos estudantes entre 18 e 24 anos. Neste semestre, foram concedidas 5 mil bolsas de estudo, sendo 3.750 parciais e 1.250 integrais.

Ao final, a feira reforçou a proposta de que o Goiás Social e o ProBem vão além da concessão de bolsas: representam inclusão social, formação profissional e abertura de caminhos para o futuro de milhares de jovens goianos.

Hot this week

Saque-Aniversário do FGTS 2026: datas, valores e regras para planejar sua retirada

O saque-aniversário do FGTS é uma alternativa ao saque-rescisão...

Morre Carlos Gomes, coordenador do Hospital de Amor de Barretos e referência em solidariedade

Faleceu na manhã desta segunda-feira (19), Carlos Gomes, coordenador...

Inscrições do Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira 23/01; programa oferece quase 275 mil vagas em todo o país

As inscrições para a edição única do Sistema de...

WhatsApp prepara recurso que permitirá uso de duas fotos no perfil

Os usuários do WhatsApp devem ganhar em breve uma...

Drones com granadas caem em residência e são detonados pelo Bope em Itaberaí

A Polícia Civil investiga a queda de dois drones...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img