Estado já registra mais de 38 mil novos negócios; número de MEIs também cresce e ultrapassa 120 mil registros.
Goiás acaba de quebrar mais um recorde no setor de empreendedorismo. Segundo dados da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), já são 38.368 novas empresas abertas em 2025, número que supera o total registrado em todo o ano de 2024, que foi de 38.306 aberturas. O recorde foi alcançado ainda em 30 de outubro, um mês antes do observado no ano passado.O desempenho marca o terceiro ano consecutivo de crescimento no número de novos empreendimentos no Estado, consolidando Goiás como um dos ambientes mais favoráveis para quem deseja investir e empreender no Centro-Oeste.
Das empresas registradas neste ano, 1.310 possuem capital social superior a R$ 500 mil, e o capital total acumulado das empresas abertas até o penúltimo dia de outubro ultrapassa R$ 8,5 bilhões.
Para o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, o resultado confirma a eficiência das medidas adotadas pelo governo estadual para desburocratizar o processo de registro e fomentar o empreendedorismo.
“A gente já esperava por essa marca superior à do ano passado, até porque temos seguido essa constante. Mas o que vemos é que, ainda assim, temos melhorado. Em 2024, superamos o recorde em novembro; agora, em 2025, chegamos à marca em outubro. É a prova de que nossos esforços para facilitar a vida de quem quer empreender em Goiás têm dado muito certo”, destaca Siqueira.
Crescimento também entre os microempreendedores individuais
O avanço também é visível entre os Microempreendedores Individuais (MEIs). Em 2024, foram 105.744 novos registros, número que já foi superado em 2025. Até 30 de outubro deste ano, Goiás contabiliza 123.278 novos MEIs, um crescimento de mais de 16% em relação ao ano anterior.
Segundo o presidente da Juceg, o aumento expressivo reflete uma tendência de formalização e de fortalecimento da economia local.
“Junto com as pequenas e grandes empresas, vemos um salto enorme de microempreendedores individuais em Goiás. Com certeza, é um retrato de que a formalização tem sido a opção para quem quer começar a empreender”, pontua Siqueira.
Cidades com mais empresas ativas
As cinco cidades goianas que lideram o ranking de empresas ativas permanecem as mesmas do ano passado, com Goiânia concentrando mais de 30% do total de empreendimentos do Estado.
Confira o ranking:
- Goiânia
- Aparecida de Goiânia
- Anápolis
- Rio Verde
- Valparaíso de Goiás
Com o crescimento contínuo, Goiás reafirma sua posição como um dos estados mais dinâmicos do país no ambiente de negócios, impulsionado pela digitalização dos serviços da Juceg e pelas políticas de incentivo ao empreendedorismo implementadas nos últimos anos.



