A Câmara Municipal de Catalão realizou, nesta terça-feira (28), duas sessões consecutivas — a 39ª e a 40ª Sessões Ordinárias da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura (2025-2028). Sob a presidência do vereador Jair Humberto, os parlamentares analisaram e aprovaram projetos de lei, moções de aplausos e indicações voltadas ao desenvolvimento urbano, à segurança e ao bem-estar da população.
39ª Sessão Ordinária
Durante o expediente, o presidente Jair Humberto anunciou que as emendas impositivas serão votadas nas 44ª e 45ª Sessões, marcadas para os dias 25 e 27 de novembro, além de informar o prazo para apresentação de Projetos de Decreto Legislativo destinados à 2ª Sessão Solene de Homenagens de 2025.
Duas moções de aplausos foram entregues em plenário: uma de autoria do vereador Rodrigão, em reconhecimento ao superintendente da SAE, Rogério Aparecido da Silva Pires, e aos servidores da autarquia; e outra da vereadora Kelly Cristina, em homenagem ao trabalho social desenvolvido por Eliton Evangelista da Rocha Jorge, da Casa de Maria.
Entre os projetos deliberados estavam o que declara de utilidade pública a Associação Casa da Mãe Gestante (proposto por Gilberto Andrade) e o que renomeia a Rua C-12, no Residencial Conquista, para Rua Gaston Gleiber Cardoso (de autoria de Deusmar Barbosa).
Também foram incluídos projetos do Executivo Municipal, como o que autoriza repasse de recursos à Escola Creche São Francisco de Assis, o que permite parcerias esportivas com o CRAC, e o que cria a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
40ª Sessão Ordinária
Na sequência, o presidente Jair Humberto apresentou a Moção de Aplausos nº 61/2025 à equipe de alto rendimento do EFAM – Estúdio Fisioterápico e Artes Marciais, reconhecendo o destaque do grupo nas atividades esportivas da cidade.
Durante a reunião, foram debatidas indicações parlamentares voltadas a melhorias urbanas, segurança e meio ambiente — entre elas, pedidos de limpeza e desassoreamento de represas, instalação de câmeras de monitoramento em áreas públicas e unidades de saúde, criação de espaços esportivos, revitalização de praças e reforço no patrulhamento policial.
Na ordem do dia, os vereadores aprovaram em segunda votação o projeto que declara de utilidade pública a Casa da Mãe Gestante e o que altera a denominação da Rua C-12. Também foram analisadas proposições do Executivo relacionadas à administração pública municipal.
As duas sessões reforçaram o papel do Legislativo como espaço de diálogo e reconhecimento de iniciativas que fortalecem o desenvolvimento de Catalão, ao mesmo tempo em que discutem medidas concretas para melhorar a infraestrutura, a segurança e a qualidade de vida da população.



